Auditoria de participantes | Como funciona

Todos os Participantes que atuam nos mercados administrados pela B3 são auditados pela BSM Supervisão de Mercados. Uma de nossas principais funções é monitorar o cumprimento das leis, das normas e dos regulamentos estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional, pelo Banco Central, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela própria B3.

Realizamos os seguintes tipos de auditorias:

Auditoria operacional

Como funciona

Anualmente, nossos auditores realizam uma auditoria nas dependências dos Participantes da B3 para avaliar a infraestrutura física e tecnológica da instituição, seus procedimentos e processos. As principais etapas desse tipo de auditoria são:

  • entendimento dos processos;
  • execução de testes;
  • validação dos pontos identificados;
  • reunião de fechamento e emissão do relatório final de auditoria.

A partir dos resultados da auditoria, os Participantes que apresentem os melhores desempenhos podem ser dispensados da auditoria presencial no ano seguinte.

As auditorias indiretas, no entanto, continuam normalmente.

Entenda a metodologia e os aspectos monitorados

Auditoria indireta

Como funciona

De forma complementar à auditoria operacional, realizamos também auditorias à distância para avaliar aspectos específicos dos Participantes com base em informações disponíveis nos bancos de dados da Bolsa ou por informações solicitadas os Participantes. São exemplos de temas avaliados em nossas auditorias indiretas:

  • enquadramento em relação a requisitos financeiros e de capital;
  • negócios de pessoas vinculadas ao Participante;
  • movimentações de conta corrente do cliente no Participante (para identificar eventual concessão irregular de financiamento pelo Participante);
  • giro da carteira do investidor (para identificar eventuais práticas de churning);
  • certificação de profissionais.

Auditorias específicas

Como funciona

Além das auditorias operacionais (“diretas”) e das auditorias à distância (“indiretas”), realizamos diversas outras atividades de auditoria, normalmente para atender demandas da CVM, do Banco Central, da B3 ou de áreas internas da BSM Supervisão de Mercados, tais como:

  • Auditorias pré-operacionais para verificação dos requisitos para participação nos mercados da B3 - demandadas pela B3;
  • Auditorias das ferramentas de controle de risco pré-negociação de clientes que se conectam com a Bolsa por meio de Acesso Direto ao Mercado (DMA) – demandadas pela B3;
  • Auditorias para análises técnicas ou fornecimento de informações adicionais relacionadas às reclamações apresentadas ao Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP) – demandadas pela Superintendência Jurídica da BSM Supervisão de Mercados;
  • Auditorias por demandas específicas dos reguladores (CVM e Banco Central do Brasil);
  • Auditorias para verificação de aspectos relacionados a denúncias recebidas por meio de nosso Canal de Denúncias

Consulte aqui estatísticas sobre as atividades de auditoria da BSM Supervisão de Mercados, como o número de auditorias realizadas ano a ano.

Atitude da BSM Supervisão de Mercados frente à eventuais irregularidades ou deficiências de controles

Caso as análises realizadas apontem para irregularidades ou deficiências de controles e processos, poderão ser adotados procedimentos visando sua correção. Para a determinação das medidas a serem adotadas, são utilizadas as seguintes premissas:

  • gravidade da irregularidade identificada;
  • recorrência de infrações e falhas de controle;
  • total relativo de infrações e de falhas de controle observados (quantidade e relevância);
  • existência de Processo Administrativo Disciplinar em andamento ou recente sobre o mesmo assunto;
  • tempo de reação do Participante frente à recomendações anteriormente fornecidas pela BSM Supervisão de Mercados;
  • modelo de negócio do Participante (risco para mercado/terceiros);
  • relevância do Participante (volume);
  • diligência:
    • qualidade das ações propostas, inclusive gastos com controle;
    • tempo de reação;
    • ações realizadas;
    • melhoria da classificação ou da nota da auditoria.
  • histórico do Participante na BSM Supervisão de Mercados;
  • julgamento do Diretor de Autorregulação sobre a qualidade da governança;
  • encerramento de atividades do Participante.