Notícias

Orientações aos clientes da Gradual

Atualizado em 14 de Agosto de 2018

Em 22.5.2018, o Banco Central do Brasil decretou a liquidação extrajudicial da Gradual Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. (Gradual), por meio do Ato do Presidente nº 1.337. Foi nomeado liquidante o Sr. Eduardo Felix Bianchini.

ORIENTAÇÕES AOS INVESTIDORES QUE POSSUEM RECURSOS EM CONTA-CORRENTE NA GRADUAL

A BSM dispõe do Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP), que assegura aos investidores o ressarcimento, no limite de R$ 120 mil, de recursos depositados em conta-corrente na Gradual que foram bloqueados em razão da decretação da liquidação extrajudicial pelo Banco Central do Brasil no dia 22.5.2018.

Os recursos depositados em conta-corrente devem ser provenientes de operações com valores mobiliários realizadas no mercado de bolsa administrado pela B3 (por exemplo: venda de ações, liquidação de operações nos mercados de opções, termo e futuro, recebimento de proventos e devolução de margem).

Valores de saldo em conta-corrente provenientes de outras operações que não de bolsa (por exemplo, tesouro direto, CDB ou depósito para futuras negociações - TED) não contam com a cobertura do MRP. A restituição desses valores deve ser solicitada diretamente ao Liquidante da Gradual.

Lançamentos a crédito em conta-corrente posteriores à data da liquidação extrajudicial (22.5.2018) também não são computados para fins de ressarcimento pelo MRP. A solicitação de restituição desses valores deve ser feita diretamente ao Liquidante da Gradual.

O modelo de formulário para solicitar o ressarcimento pelo MRP e demais informações sobre o funcionamento e regulamento do processo de MRP podem ser obtidas no endereço http://www.bsm-autorregulacao.com.br/ressarcimento-de-prejuizos/envie-sua-reclamacao.

ORIENTAÇÕES AOS INVESTIDORES QUE POSSUEM VALORES MOBILIÁRIOS CUSTODIADOS NA GRADUAL

O investidor que possuir títulos e valores mobiliários custodiados na Gradual pode solicitar a transferência dos ativos para outro custodiante, mediante pedido dirigido ao Liquidante da Gradual.

O procedimento para a solicitação de transferência de valores mobiliários é o seguinte:

O investidor que enviou a cópia do formulário por e-mail, conforme orientação da Gradual anterior à liquidação, deve enviar a via física do formulário assinado e com reconhecimento de firma para o endereço acima. A transferência dos ativos para outro custodiante será realizada apenas após a apresentação da via física do formulário assinado e com reconhecimento de firma.

ORIENTAÇÕES AOS INVESTIDORES SOBRE A APRESENTAÇÃO DE DECLARAÇÃO DE CRÉDITO

No período de 20 de agosto a 21 de setembro de 2018, clientes da Gradual que possuam créditos perante à Corretora poderão apresentar suas declarações de crédito, conforme Aviso aos Credores divulgado pelo Liquidante no site da Gradual (https://gradualinvestimentos.com.br/).

De acordo com o referido Aviso aos Credores, podem ser declarados: (i) saldos remanescentes de recursos financeiros em conta-corrente mantidos junto à Gradual até 21.5.2018, que não tenham sido ressarcidos pelo MRP; (ii) outros créditos. 

A declaração de crédito deve ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, disponível no site da Gradual (https://gradualinvestimentos.com.br/). O formulário, acompanhado dos documentos pessoais do credor (cópia autenticada de RG/CPF e comprovante de
residência) e dos documentos comprobatórios dos créditos declarados, deverá ser entregue, a partir de 20.8.2018 até 21.9.2018, no endereço da Gradual, Rua Boa Vista no 230 – 4º andar – Centro, São Paulo- Capital, de segunda a sexta-feira, no horário de 10h00 às 16h00.

Em caso de dúvidas ou para outras informações, entre em contato com a BSM pelo e-mail bsm@bsm-bvmf.com.br ou pelos telefones (11) 2565 6144 / 6871.

Os contatos com a Gradual podem ser realizados pelos seguintes canais;
Telefone: (011) 3104-4495
Email: contato@gradualinvestimentos.com.br

Histórico de Notícias