Notícias

Orientação aos clientes da Walpires

A BSM comunica que, em 5/10/2018, o Banco Central do Brasil decretou a liquidação extrajudicial da Walpires S.A. Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários (Walpires), por meio do Ato do Presidente nº 1.340. Foi nomeado liquidante o Sr. Dawilson Sacramento (Liquidante).

ORIENTAÇÕES AOS INVESTIDORES QUE POSSUEM RECURSOS EM CONTA-CORRENTE NA WALPIRES

A BSM dispõe do Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP), que assegura aos investidores o ressarcimento, no limite de R$ 120 mil, de recursos depositados em conta-corrente que foram bloqueados em razão da decretação da liquidação extrajudicial da Walpires pelo Banco Central do Brasil no dia 5/10/2018.

Os recursos depositados em conta-corrente devem ser provenientes de operações com valores mobiliários realizadas no mercado de bolsa (por exemplo: venda de ações, liquidação de operações nos mercados de opções, termo e futuro, recebimento de dividendos, juros sobre capital próprio e devolução de margem de garantia).

Valores de saldo em conta-corrente que excederem o limite de R$ 120 mil do MRP ou provenientes de outras operações que não de bolsa (por exemplo, tesouro direto, CDB ou depósito para futuras negociações - TED) não contam com a cobertura do MRP. Nesse caso, o investidor deve seguir as orientações do Liquidante para habilitação do crédito junto à massa liquidanda da Walpires.

Lançamentos a crédito em conta-corrente posteriores à data da decretação da liquidação extrajudicial (5/10/2018) também não são computados para fins de ressarcimento pelo MRP. A solicitação de restituição desses valores deve ser feita diretamente ao Liquidante.

O modelo de formulário para solicitar o ressarcimento pelo MRP e demais informações sobre o funcionamento e regulamento do MRP podem ser obtidas no endereço http://www.bsm-autorregulacao.com.br/ressarcimento-de-prejuizos/envie-sua-reclamacao.

ORIENTAÇÕES AOS INVESTIDORES QUE POSSUEM VALORES MOBILIÁRIOS E OUTROS TÍTULOS CUSTODIADOS NA WALPIRES

O investidor que possuir títulos e valores mobiliários custodiados na Walpires deve solicitar a transferência dos ativos para outra corretora de sua preferência, mediante pedido dirigido ao Liquidante.

O procedimento para a solicitação de transferência de títulos e valores mobiliários é o seguinte:

  • abertura de conta em outra corretora, caso não possua;
  • preenchimento do formulário de Solicitação de Valores Mobiliários – STVM disponível em http://www.bsm-autorregulacao.com.br/assets/file/noticias/STVM.doc e encaminhamento do formulário de STVM preenchido e assinado com reconhecimento de firma ao Liquidante, no endereço da Walpires: Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 1309 - 9º andar, Pinheiros, CEP: 01452-002, São Paulo-SP. O investidor deverá apresentar, juntamente com o formulário de STVM, cópia simples de documento de identificação.

O formulário de STVM poderá ser entregue pessoalmente no endereço da Walpires, ou por meio de correspondência dirigida ao mesmo endereço.

ORIENTAÇÕES AOS INVESTIDORES QUE POSSUEM OPERAÇÕES EM ABERTO NA WALPIRES

O investidor que possuir posições em aberto na Walpires deve solicitar sua transferência para outra corretora de sua preferência, mediante pedido dirigido ao Liquidante.

O procedimento para solicitação de transferência de posições em aberto é o seguinte:

  • abertura de conta em outra corretora, caso não possua;
  • preenchimento do formulário de Solicitação de Valores Mobiliários – STVM disponível em http://www.bsm-autorregulacao.com.br/assets/file/noticias/STVM.doc e encaminhamento do formulário de STVM preenchido e assinado com reconhecimento de firma ao Liquidante, no endereço da Walpires: Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 1309 – 9º andar, Pinheiros, CEP: 01452-002, São Paulo-SP. O investidor deverá apresentar, juntamente com o formulário de STVM, cópia simples de documento de identificação.

O formulário de STVM poderá ser entregue pessoalmente no endereço da Walpires, ou por meio de correspondência dirigida ao mesmo endereço.

ORIENTAÇÕES AOS INVESTIDORES SOBRE RESTITUIÇÃO DE VALORES CREDITADOS NA WALPIRES APÓS O DIA 5/10/2018 (DATA DA DECRETAÇÃO DA LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDCIAL)

O investidor que possuir valores decorrentes de operações em bolsa, resgate de títulos de renda fixa (como CDB, LCI e LCA) e proventos creditados em conta-corrente mantida na Walpires após o dia 5/10/2018, deverá solicitar a restituição mediante pedido dirigido ao Liquidante.

O procedimento para a solicitação da restituição desses valores é o seguinte:

  • preenchimento de formulário específico disponível no site da Walpires https://www.walpires.com.br/ e
  • encaminhamento do formulário preenchido e assinado com reconhecimento de firma ao Liquidante, no endereço da Walpires: Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 1309 – 9º andar, Pinheiros, CEP: 01452-002, São Paulo-SP. O investidor deverá apresentar, juntamente com o formulário, (i) cópia de documento de identificação com CPF; (ii) cópia de documentos comprobatórios da titularidade do crédito (p.ex. nota de corretagem, extratos, dentre outros) e (iii) cópia de comprovante de residência.
  • O formulário poderá ser entregue pessoalmente no endereço da Walpires, de 2ª a 6ª feira, das 10h00 às 16h00, ou por meio de correspondência dirigida ao mesmo endereço.

    Os investidores poderão entrar em contato com a Walpires, por meio dos seguintes canais:
    Telefone: (11) 2808 7066
    E-mail: contato@walpires.com.br
    Via correspondência a ser dirigida para: Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 1309, 9º andar, Pinheiros, São Paulo-SP, CEP: 01452-002
    Em caso de dúvidas ou para outras informações, entre em contato com a BSM pelo e-mail bsm@bsm-bvmf.com.br ou pelos telefones (11) 2565 6144 / 6871

    Histórico de Notícias