Quem somos

Somos uma organização sem fins lucrativos, integrante do grupo BM&FBOVESPA e constituída para realizar, com autonomia administrativa e orçamentária, as atividades de autorregulação dos mercados administrados pela BM&FBOVESPA.

Realizamos a supervisão e fiscalização desses mercados e buscamos promover sua integridade, transparência e eficiência.

Para alcançar esses objetivos, monitoramos as operações, as ofertas e os negócios realizados nos ambientes de negociação, supervisionamos os Participantes do mercado e, caso necessário, aplicamos penalidades aos que cometem infrações às normas.

Para proteção dos investidores, administramos o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP), destinado a indenizá-los por perdas decorrentes da atuação irregular dos Participantes autorizados a operar na Bolsa.

Quem somos

Organograma da BSM

Conheça a nossa estrutura e entenda como nos organizamos:

Conselho de
Supervisão
Diretor de
Autorregulação
Apoio
Administrativo
Auditoria
Supervisão
de Mercado
Jurídico
Análise e
Estratégia

Conselho de supervisão da BSM

O Conselho de Supervisão da BSM tem como principais atribuições:

  • julgar Processos Administrativos Disciplinares (PAD) e aplicar penalidades aos Participantes responsáveis por infrações às normas;
  • julgar recursos apresentados por investidores contra decisões do Diretor de Autorregulação nas reclamações ao Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP);

Composto por 12 membros, sendo pelo menos dois terços independentes, o Conselho é também responsável pela aprovação do Programa de Trabalho, da Proposta Orçamentária e do Relatório de Atividades da BSM.

Composição do Conselho de Supervisão

Aline de Menezes Santos

Graduada e mestre em Direito pela USP. É General Counsel e Managing Director do Grupo UBS no Brasil e integrante da Câmara Consultiva de Normas e Supervisão de Mercados da BM&FBOVESPA. Foi Chefe de Gabinete da Presidência e Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da CVM.

Henrique de Rezende Vergara *

Graduado em Direito pela UFRJ. Foi Procurador-Chefe da Procuradoria Federal Especializada, Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da CVM e Diretor Jurídico da BM&FBOVESPA.

Claudio Ness Mauch *

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Camaquense de Ciências Contábeis e Administrativas de Camaquã (RS) especialista em Auditoria pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI). Foi Diretor de Normas e de Fiscalização no Banco Central, presidente da Associação de Supervisores Bancários da América Latina e Caribe e membro do grupo de trabalho junto ao Comitê de Basiléia.

José David Martins Júnior *

Graduado em direito pela USP com especialização em Direito do Mercado de Capitais pela mesma instituição. Foi Diretor Superintendente da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD) e Superintendente Geral da Comissão Nacional de Bolsas (CNB).

Luis Gustavo da Matta Machado *

Graduado em economia pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília (CEUB). Foi chefe do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban) do Banco Central e representante brasileiro no grupo de trabalho do Bank for International Settlement (BIS), responsável pela confecção do “Core Principles for Systemically Important Payment Systems” e Coordenador do Projeto de Reestruturação do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Foi diretor de autorregulação da BSM.

Luiz de Figueiredo Forbes *

Graduado em Direito pela USP e mestre em Banking, Corporate and Finance Law pela Fordham University School of Law. Foi diretor da BM&F, da CVM e presidente da Brazilian-American Chamber of Commerce Inc. e da Aim Brazil Corp., ambas em Nova York.

Marcos José Rodrigues Torres *

Diretor de Autorregulação

Graduado em Economia e doutor pela Unicamp. No Banco Central, trabalhou no Projeto de Reestruturação do Sistema de Pagamentos Brasileiro. Foi vice-presidente de Risco da Caixa Econômica e diretor de Auditoria Interna e de Riscos Corporativos na BM&FBOVESPA.

Marcus de Freitas Henriques

Graduado em Direito pela UFRJ com pós-graduação em Direito da Economia e da Empresa pela PUC-RJ. É sócio da Carvalhosa e Eizirik Advogados.

Maria Cecília Rossi *

Graduada e mestre em Administração pela FGV-SP. Sócia-fundadora da Interlink Consultoria de Mercado de Capitais. Foi Superintendente de Desenvolvimento de Mercado e diretora da CVM. Integrou o Conselho de Administração da BM&FBOVESPA e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Wladimir Castelo Branco Castro *

Presidente do Conselho

Graduado em Economia pela UFRJ, possui curso de extensão em Mercado de Capitais pela FGV-RJ. Foi Superintendente de Relações com Empresas, Superintendente Geral e diretor da CVM e membro do Conselho de Autorregulação da Associação Nacional das Corretoras de Valores (ANCOR).

* Membros independentes