Supervisão de mercado | Casos

Para entender na prática nosso trabalho de supervisão de mercado, confira exemplos de algumas das infrações já identificadas:

Caso 4: Spoofing (geração de condições artificiais de demanda)


O que é? Algoritmos de negociação ("robôs") criam ofertas para gerar impressão de falsa liquidez no mercado e pressionar os preços dos ativos para os níveis que beneficiam os investidores por trás dessa estratégia.

O que aconteceu? O investidor tinha em aberto uma oferta de compra de um ativo, em um momento em que o mercado apresentava ofertas de venda a um preço maior, e colocou uma oferta de venda de grande quantidade do mesmo ativo no mesmo preço praticado pelo mercado. Isso desencadeou o aparecimento de outras ofertas de venda do ativo no mercado a um preço menor e, no mesmo momento em que essas novas ofertas apareceram, ele fechou sua posição de compra inicial (no preço que desejava) e cancelou a oferta de venda.

Como caso foi identificado? Investidor sempre abria ofertas de lotes expressivos do lado oposto em que executava suas operações e tinha elevada taxa de cancelamento das ofertas com lotes expressivos, além de curta permanência desses lotes no livro de ofertas.